UFRJ outorga título de emérito ao Prof. Volney de Magalhães Câmara

Cerimônia, realizada no Palácio Universitário, destacou a relevância de sua produção e atividade científica e o seu alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.

O professor Volney de Magalhães Câmara foi honrado com o título de professor emérito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A cerimônia de emerência foi realizada em sessão solene do Conselho Universitário, no dia 20 de março, no Palácio Universitário, no Campus Praia Vermelha.

O título é concedido pelas instituições de ensino a professores aposentados como reconhecimento à relevância de sua produção e atividade científica e o seu alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. Além de sua trajetória excepcional como pesquisador, Volney foi professor titular do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), é membro da Câmara Técnica de Saúde e Segurança do Ambiente de Trabalho da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ e membro do comitê gestor do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA/UFRJ).

Legado para o campo da Saúde Coletiva

Volney iniciou sua jornada com a graduação em Medicina pela UFRJ em 1974, seguida por Mestrado em Londres, Doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz e Pós-Doutorado pelo ECO/PAHO. Sua expertise em Saúde Ambiental o levou a ser consultor da Organização Pan-Americana da Saúde em Washington e de instituições de renome no Brasil. Sua pesquisa foca na epidemiologia dos efeitos dos poluentes químicos, especialmente o mercúrio, contribuindo significativamente para o campo da Saúde Coletiva e Ambiental.

Para o professor Luiz Fernando Rangel Tura, orador da cerimônia, o professor Volney deixa um legado significativo no campo da saúde coletiva principalmente na área da saúde ambiental e do trabalhador no âmbito do SUS. “Que este momento de reconhecimento inspire as futuras gerações a seguirem seu exemplo de dedicação e excelência,  contribuindo para o engajamento e o engrandecimento da nossa universidade pública. Por fim, cabe assinalar que uma trajetória acadêmica se faz com amabilidade, solidariedade, respeito, cooperação e dignidade. O antropólogo Roberto da Matta, ao tratar das relações simétricas entre indivíduos e coletividades, diz que a relação de alteridade é aquela em que reconhecemos no outro a sua humanidade e, ao fazermos isso, constatamos também a nossa humanidade. Atos e atributos que estão sempre presentes na vida do nosso homenageado”, celebrou.

Diretora do IESC, a Professora Maria de Lourdes Tavares Cavalcante lembrou a importância da contribuição do homenageado à saúde coletiva e ao desenvolvimento da área de saúde ambiental e do trabalho no Brasil, destacando seu papel fundamental na formação acadêmica e na prática profissional. “A área da saúde e ambiente de trabalho existe no IESC e na UFRJ por causa do professor Volney. Sua contribuição foi importantíssima para a construção e consolidação dessa área no Brasil e no mundo”, disse.

Já o reitor da UFRJ, Professor Roberto Medronho, destacou o papel do Professor Volney como educador e seu compromisso com a justiça social, ressaltando sua influência na formação e transformação acadêmica e social em saúde coletiva, inspirando mudanças para uma sociedade mais justa e saudável. “O professor Volney é, antes de tudo, um educador. Quando eu estou diante de um servidor público que sempre serviu ao público, sempre esteve na linha de frente das mudanças sociais, é realmente o motivo de muito orgulho”, afirmou o reitor.