Bem-vindo ao
II SMIPA
O Seminário Brasileiro de Saúde Materno Infantil e Poluentes Ambientais (SMIPA) chega a sua segunda edição com a missão de contribuir para as pesquisas relacionadas aos efeitos da exposição a poluentes ambientais sobre a saúde materno- infantil.
Ao reunir experiências nacionais, o evento pretende favorecer o desenvolvimento de estratégias para a implementação de ações de vigilância e atenção à saúde voltadas para a população infantil desde a gestação.
O II SMIPA é fruto do trabalho conjunto entre unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Academia Nacional de Medicina.
27 de outubro de 2022
das 9h às 20h
Academia Nacional de Medicina
Av. General Justo, 365, 7° andar – Rio de Janeiro/RJ. Brasil
Av. General Justo, 365, 7° andar – Rio de Janeiro/RJ. Brasil
27 de outubro de 2022
das 9h às 20h
Academia Nacional de Medicina
Av. General Justo, 365, 7° andar – Rio de Janeiro/RJ. Brasil
Av. General Justo, 365, 7° andar – Rio de Janeiro/RJ. Brasil
Público
Profissionais de saúde em geral, alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais que manifestam interesse no tema.
PROGRAMAÇÃO
O II Seminário Brasileiro de Saúde Materno – Infantil e Poluentes Ambientais é um evento com âmbito nacional, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do campo teórico e de pesquisas relacionado aos poluentes ambientais e seus impactos sobre a saúde materno-infantil.
Organização
-
Acad. Jorge Rezende Filho
-
Profa. Carmen I. R. Fróes Asmus
Conferencistas convidados
-
Denise Pires de Carvalho Ph.D – Reitora. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Paulo Saldiva Ph.D – Professor Titular. Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo (FM/USP).
-
Dra. Daniela Buosi – Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde /Brasil.
-
Dra. Thais Cavendish – Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde /Brasil.
Entrega de crachás e material
- Prof. Francisco José Barcellos Sampaio – Presidente da Academia Nacional de Medicina
- Prof. Jorge Rezende – Diretor da Maternidade Escola / UFRJ
- Profa. Carmen Fróes Asmus – Coordenadora geral do II SMIPA
- Dra. Daniela Buosi – Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.
- Dra. Thais Cavendish – Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.
Coordenação: Prof. Roberto Medronho (UFRJ)
Moderador: Prof. Nelson Gouveia (USP)
- Estudos longitudinais dos efeitos da exposição a poluentes ambientais sobre a saúde materno-infantil – Projetos PIPAUFRJ e Bruminha. Profa. Carmen Fróes – ME/UFRJ
- Crianças de famílias trabalhadoras informais – a exposição ocupacional em ambiente domiciliar. Profa. Kelly Polido K. Olympio – FSP/USP
- Determinantes sociais e ambientais do neurodesenvolvimento infantil aos 12 meses. Um estudo de coorte de nascimentos no Recôncavo Baiano, Brasil (DSAN-12M). Prof. José Antônio Menezes – FM/UFBA.
- Debate
Coordenação: Prof. Antonio Ledo (UFRJ)
- Avaliação do desenvolvimento motor e tônus muscular de crianças expostas a poluentes ambientais. Profa. Halina Cidrini Ferreira – Fac. Fisioterapia/UFRJ.
- Avaliação do desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo e exposição a poluentes ambientais. Profa. Ana Cristina da Cunha – Inst.Psicologia/UFRJ.
- O desenvolvimento infantil e sua relação com fatores ambientais . Dr. Marlos M. Martins – IPPMG/UFRJ
- Debate
Coordenação: Prof. Herling Alonzo (UNICAMP)
Moderador: Prof. Egberto Moura (UERJ)
- Fronteiras em Endocrinologia Experimental: Desreguladores Endócrinos e Tireoide. Prof. Leandro Miranda Alves – Inst. de Ciências Biomédicas/UFRJ
- Contaminantes ambientais e origem perinatal das doenças metabólicas – evidências experimentais. Profa. Patricia Lisboa – IBRAG/UERJ.
- Exposição a poluentes ambientais e desenvolvimento dentário. Profa. Andréa Fonseca Gonçalves – Fac. Odontologia/UFRJ.-
- Exposição a poluentes ambientais e saúde auditiva infantil. Profa Maria Isabel Kós – Depto. Fonoaudiologia/FM/UFRJ.
- Debate
Coordenação: Eduardo Faerstein (UERJ).
Moderador: Profa. Leiliane Coelho (UFMG).
- Investigação de comunidades indígenas expostas ao mercúrio na região da bacia do tapajós – enfoque epidemiológico, clínico e toxicológico em mulheres grávidas e crianças. Dr. Marcelo de Oliveira Lima – IEC/PA.
- Exposição a agrotóxicos e impactos na saúde materno-infantil. Dra. Ana Cristina Simões Rosa – CESTEH/Fiocruz.
- Exposição humana a microplasticos. Profa. Monica Marques Calderari – Inst. Química / UERJ.
- Debate
Chá Acadêmico
Conferência – Tema: Saúde, Ambiente e o papel da Universidade.
- Profa. Denise Pires de Carvalho – Reitora da UFRJ – 18:20 – 18:50
- Acad. Paulo H. Saldiva – FM / USP – 18:50 – 19:20
Discussão com a Bancada Acadêmica – 19:20 – 19:40
Comentários Finais – 19:40 – 19:55
- Acad. Paulo H. Saldiva
- Acad. Jorge Rezende Filho
- Acad. Roberto Medronho
Encerramento – 19:55
Presidente Francisco Sampaio
CONTEXTO
O Brasil apresenta uma ampla variedade de fatores e condições ambientais que podem constituir um risco para a saúde infantil. Entre eles, estão a poluição atmosférica nos grandes centros urbanos e o uso disseminado e crescente de agrotóxicos em áreas rurais e urbanas de todo o país.
O cenário é preocupante diante das evidências crescentes de que a exposição a substâncias poluentes do ambiente (agrotóxicos, contaminantes atmosféricos, metais, substâncias plastificantes, solventes domissanitários) durante a gestação e período perinatal, até a adolescência, pode levar à ocorrência de desordens ou alterações na saúde, não só na infância, mas também na vida adulta.
Desde 2016, vem sendo desenvolvido na Maternidade Escola da UFRJ o “Estudo longitudinal dos efeitos da exposição a poluentes ambientais sobre a saúde infantil” – Projeto Infância e Poluentes Ambientais (Projeto PIPA). Este é um estudo de coorte prospectivo, com foco nos efeitos sobre a saúde materno-infantil da exposição a substâncias químicas (especificamente metais, pesticidas e plastificantes), dispersas no ambiente ao qual as crianças estão expostas desde a concepção.
A expertise e a experiência acumuladas ao longo deste período orientaram a organização e realização do I e do II SMIPA, com o objetivo de trocar experiências, aprofundar o conhecimento e implementar uma rede com grupos nacionais e internacionais que tenham o mesmo objeto de estudos e pesquisas.
COMISSÃO
Técnico-Científica
Fale Conosco
II SMIPA
Em 2022, vários palestrantes do Brasil participaram da segunda edição do SMIPA.
Assista aos painéis.
I SMIPA
Em 2019, 21 palestrantes nacionais e internacionais participaram da primeira edição do SMIPA. Ao todo, o evento contabilizou 420 inscrições.
Assista aos painéis.