Metais pesados e audição de bebês.

A audição é fundamental para o desenvolvimento de fala e linguagem. A perda auditiva na infância pode impactar de forma considerável a comunicação oral ao longo de toda a vida.

Cerca de metade dos casos de alteração auditiva em recém-nascido tem origem desconhecida. Estudos apontam os poluentes ambientais, dentre eles os metais pesados, como possíveis fatores causais de perdas auditivas devido ao seu efeito ototóxico nas células responsáveis por perceber o som.

No entanto, mais evidências são necessárias para compreender melhor as consequências desses poluentes para a audição da criança.

Assim, o projeto da fonoaudióloga Anna Carolina Villar, mestranda do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), tem o objetivo de avaliar a correlação entre a exposição a metais pesados (arsênio, cádmio, chumbo e mercúrio) e alterações auditivas em bebês nascidos no Rio de Janeiro-RJ.