Exposição materno-infantil a metais durante a gravidez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil: Estudo da Coorte de Nascimentos do Rio de Exposição Ambiental e Desenvolvimento Infantil (projeto PIPA)

Abstrato

Fundo
A exposição ambiental ao metal durante a gravidez pode afetar o crescimento intrauterino e atrapalhar o desenvolvimento infantil. A exposição ao metal em áreas urbanas pode ocorrer por vias aéreas, hídricas e alimentares. A cidade do Rio de Janeiro é a segunda mais populosa do Brasil e a sexta mais populosa do continente americano e caracteriza-se por uma significativa desigualdade socioeconômica e uma ampla gama de problemas de organização urbana.

Objetivos
Avaliar a exposição ambiental a metais pesados ​​(arsênio, cádmio, chumbo e mercúrio) em pares mãe-recém-nascidos em uma área urbana do Rio de Janeiro, Brasil.

Métodos
Todas as gestantes, maiores de 16 anos, que compareceram à Maternidade Escola Universitária para orientação ao parto do recém-nascido, entre outubro e novembro de 2017, foram convidadas a participar do projeto. Dados socioeconômicos, culturais, de lazer e condições de vida dos pais foram coletados por meio de questionário; Amostras de sangue materno total e sangue de cordão umbilical também foram coletadas.

Resultados
Das 209 gestantes elegíveis, 142 (68%) aceitaram o convite para participar do estudo. Um total de 131 (92,3%) mães deram à luz filhos nascidos vivos, e sangue materno e sangue de cordão umbilical foram coletados de 117 pares mãe-recém-nascido. Concentrações de metais acima do limite de detecção foram detectadas em todas as amostras de sangue materno e do cordão umbilical. Foram observadas fortes correlações das concentrações de arsênio, cádmio, chumbo e mercúrio entre o sangue materno e do cordão umbilical. As concentrações medianas de chumbo e arsênio no sangue materno e de cordão umbilical foram superiores aos valores relatados em outros estudos realizados no Brasil e no mundo. As concentrações de chumbo em 25% das amostras de sangue do cordão umbilical estavam próximas de 5 μg/dL (P75 = 4,92 μg/dL).

Conclusão
Os resultados aqui relatados indicam a necessidade do estabelecimento de programas de vigilância em saúde no Brasil, a fim de investigar e monitorar os efeitos à saúde da exposição ambiental a metais pesados ​​em crianças desde o período de gestação.