Exposição de gestantes a inseticidas piretróides no Rio de Janeiro e suas repercussões sobre a gestação e os desfechos adversos da gravidez: Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA)

MARTINS, Amanda Alzira Friaes. Exposição de gestantes a inseticidas piretroides no Rio de Janeiro e suas repercussões sobre a gestação e os desfechos adversos na gravidez: Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA). Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

Os benefícios econômicos da modernização da agricultura vieram a custo de uma crescente exposição a uma grande variedade de produtos tóxicos. Dentre estes, os piretroides ultrapassaram o meio agrícola e ganharam o ambiente doméstico, principalmente em lugares com alta prevalência de arboviroses, como o Rio de Janeiro. Mulheres grávidas e recém-natos são particularmente vulneráveis aos efeitos tóxicos de poluentes. Através de questionário com informações socioeconômicas, de saúde e de exposição, da coleta de urina da gestante e do formulário de informações sobre o nascimento foi possível avaliar a presença dos metabólitos 3-PBA e 4-FPBA na urina das mães e sua associação com diversas variáveis do questionário e do formulário. Foram observadas associações significativas entre a excreção urinária de metabólitos de piretroides com fumo durante a gravidez, depressão, diabetes e baixo peso ao nascer. Os resultados do presente estudo apontam para uma exposição ambiental aos piretroides entre gestantes na cidade do Rio de Janeiro e possíveis consequências para a saúde de gestantes e recém-nascidos.

Palavras-chave: Piretroides. Urina. Exposição ambiental. Saúde materna. Saúde infantil.