Efeitos combinados da exposição múltipla aos metais (chumbo, Arsênio, Cadmio e mercúrio) no peso ao nascer e ganho de peso na primeira infância – Estudo Longitudinal de poluentes e saúde infantil – Projeto Pipa.

Resumo
Introdução: Efeitos individuais dos poluentes ambientais têm sido amplamente estudados, sobretudo nos primeiros ciclos de vida, por se tratar de um período de maior vulnerabilidade à ação tóxica dos poluentes ambientais, e consequentemente de maior impacto imediato na infância e tardio na vida adulta. Efeitos decorrentes da interação de múltiplos poluentes têm sido objeto de crescente interesse na literatura científica internacional devido à crescente exposição humana decorrente das ações antropogênicas no ambiente. No entanto, um dos maiores desafios atuais dos estudos de saúde ambiental infantil é a identificação dos efeitos combinados da exposição a múltiplos poluentes, em relação a uma possível capacidade depotencialização ou antagonização dos efeitos individuais de cada poluente.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos combinados da exposição múltipla de bebês a metais (chumbo, arsênio, cadmio e mercúrio) sobre o peso ao nascimento, e ganho de peso na primeira infância.

Metodologia: Estudo Longitudinal, com seguimento de bebês desde o nascimento até o final do 4 ano de vida. Fazem parte da população elegível, todos os bebês nascidos de gestantes com mais de 16 anos de idade, residentes do município do Rio de Janeiro e cujo parto ocorreu na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro no período entre junho de 2021 e julho de 2022, sendo um total de 858 bebês. Para investigação serão utilizadas as informações sociodemográficas, comportamentais e ambientais da mãe no terceiro trimestre, informações clínicas da mãe no terceiro trimestre e do bebê no nascimento e seguimento (3ºe 6º mês de vida, 1º, 2º, 3º e 4º ano de vida). A exposição será mensurada a partir de amostras biológicas do bebê, no nascimento (sangue do cordão umbilical) e no seguimento (urina do bebê), onde serão avaliados os 4 metais de interesse: chumbo, arsênio, cadmio e mercúrio.

Resultados Esperados: 1) Revisão da literatura para definição de modelo teórico considerando os metais de interesse, os desfechos e potenciais confundidores. 2) Revisão
dos métodos utilizados em estudos de saúde ambiental para exposição múltipla a poluentes químicos; 3) Identificação e aplicação de métodos pertinentes para análise dos dados de nascimento do projeto pipa com investigação dos efeitos combinados da exposição múltipla aos metais e peso ao nascer; 4) Identificação e aplicação de métodos pertinentes para análise dos dados de seguimento do projeto pipa com investigação dos efeitos combinados da exposição múltipla aos metais e ganho de peso na primeira infância.

Palavras-chave: Saúde infantil, Metais, Exposição múltipla, Exposição ambiental, peso de nascimento e ganho de peso.