PIPA/UFRJ no XII Congresso Brasileiro de Agroecologia

O Projeto PIPA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), teve uma participação ativa no XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023 no centro do Rio de Janeiro. A equipe do PIPA envolveu-se em diversas atividades, incluindo a construção coletiva da Ciranda Infantil e a apresentação da peça “Pipinha no Planeta Terra”, evidenciando seu compromisso com a agroecologia e educação ambiental.

Este importante evento, com o lema “Agroecologia na Boca do Povo”, marcou a primeira vez que o Rio de Janeiro sediou o CBA. Com atividades descentralizadas em locais emblemáticos como a Fundição Progresso, os Arcos da Lapa, Circo Voador, UERJ, e a ONG Ação Cidadania, o congresso reuniu cerca de 5 mil participantes, incluindo estudantes, pesquisadores, agricultores familiares, e membros de comunidades tradicionais.

Além das contribuições ao Congresso, a equipe do PIPA UFRJ esteve envolvida nos preparativos da Ciranda Infantil desde setembro, garantindo um espaço lúdico e educativo para as crianças que acompanharam os adultos no evento.

O XII CBA destacou-se por sua abordagem inclusiva, combinando saberes acadêmicos e populares, e enfatizando a importância da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. Com atividades em locais culturais estratégicos, o evento não apenas fortaleceu o campo da agroecologia no Brasil e na América Latina, mas também atraiu um público amplo e diversificado, ressaltando a relevância da agroecologia na sociedade contemporânea.