Maternidade Escola recebe I Simpósio Científico do PIPA/UFRJ

Evento apresentará as investigações em andamento realizadas pelos pesquisadores envolvidos no projeto

A Maternidade Escola da UFRJ recebe, no dia 25 de julho, o I Simpósio Científico – Projeto Infância e Poluentes Ambientais, o PIPA/UFRJ. O evento ocorrerá das 9h às 16h, no Auditório Nobre da Maternidade Escola da UFRJ, localizado na Rua das Laranjeiras, 180, Rio de Janeiro.

O simpósio tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento teórico e de pesquisa sobre poluentes ambientais e seus impactos na saúde materno-infantil, apresentando as investigações em andamento realizadas pelos pesquisadores envolvidos, e também discutir estratégias de Comunicação e Divulgação Científica destes resultados.

O evento, gratuito, destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores de outras instituições e profissionais e gestores de saúde, e pessoas interessadas no tema.

Confira a programação.

9h – 9h30 | Mesa de Abertura

Prof. Joffre Amim – Diretor da Maternidade Escola (ME/UFRJ)

Drª. Eliane Ignotti – Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental (DESAST/ SVSA/MS)

Profª Drª Amanda de Moura Souza – Diretora Adjunta de Graduação (IESC)

Profª. Carmen Fróes Asmus – Coordenadora do PIPA_UFRJ

9h30 – 9h50 | Estado da Arte – PIPA/UFRJ

Coordenação: Prof. Jorge Rezende (ME/UFRJ)

Palestrante: Profª. Carmen Fróes Asmus

9h50 – 10h50 | Mesa 1 – Áreas Verdes e Saúde

Coordenação: Prof. Antonio Ledo (FM/UFRJ)

Debatedores: Profª. Ethel Pinheiro (FAU/UFRJ), Prof. José Ricardo de Almeida França (IGEO/UFRJ)

10h50 – 12h10 | Painel de Trabalhos PIPA – Pós-graduação

Coordenação: Prof. Volney Camara (IESC / UFRJ)

Debatedores: Prof. Ronir Raggio (IESC / UFRJ), Prof. Eduardo Faerstein (IMS / UERJ)

Participantes:

• Profª. Nataly Damasceno (PPGSC/IESC – PD)
  • Doutoranda Mônica Seefelder (PPGSC);
  • Drª. Moara Malheiros (PPGSC/IESC);
  • Doutorando Rafael de Lima (PPGQ/UERJ).

12h10 – 13h | Brunch

13h – 14h | Mesa 2 – Comunicação e Divulgação Científica

Coordenador: Jornalista Sidney Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Palestrante: Jornalista Natanael Damasceno (PIPA/UFRJ)

Debatedores: Jornalista Ana Lucia Azevedo (O Globo); Drª Keitty Regina Cordeiro de Andrade (CGEvi/DECIT/SECTICS/MS)

14h – 15h | Painel de Trabalhos PIPA – Graduação – 1º ciclo

Coordenação: Prof. Armando Meyer (IESC/UFRJ)

Debatedores: Prof. Egberto Gaspar Moura (IBRAG/UERJ), Dr. Marlos Martins (ME/UFRJ) e Prof. Arnaldo Prata (IDOR)

Grupos:

• Neurodesenvolvimento e exposição a metais – Alunas IC: Helen Pinheiro e Jackline Thimoteo
  • Aplicação do teste de Bayle | Experiência no PIPA – Alunas IC: Leila Soares, Agnes Léa e Melina  Lyra.
  • Dinâmica de processamento, armazenamento e distribuição das amostras | Experiência no PIPA – Alunas IC Isabella Giannini e Diana Iwamoto.
  • Exposição a agrotóxicos e saúde reprodutiva – Alunas IC: Larissa França, Isabela Ferreira e Maria Eduarda Burchardt.

15h – 16h | Painel de Trabalhos PIPA – Graduação – 2º ciclo

Coordenação: Prof. Armando Meyer (IESC/UFRJ)

Debatedores: Profª. Maria Amélia Coutinho(FM/UFRJ), Profª. Glaecir Dias (PPGEndocrino/FM)

Grupos:

• Saúde infantil e mudanças climáticas – Alunos IC:  Luan Miller, Kelly Pereira e Lorrayne Santiago.
  • Exposição a bisfenol e crescimento infantil – Aluna MDPhD: Clara Rollemberg.
  • Saúde materna e mudanças climáticas – Alunas IC: Isabela Goldstein, Laura Dias e Beatriz Villar.
  • Exposição a bisfenóis e alterações tireoidianas – Aluna MDPhD: Débora Motta.

16h | Encerramento – Perspectivas futuras

Profa. Carmen Fróes Asmus

Coffee de Encerramento

Local: Auditório Nobre da Maternidade Escola da UFRJ | Rua das Laranjeiras, 180. Rio de Janeiro.

* A Confirmar