PIPA Informa

Drª Ruth Etzel, referência internacional em Saúde Ambiental, falará sobre o tema na Maternidade Escola

Palestra, dia 16, está dentro da programação do evento “Internacionaliza UFRJ 2030”, que reúne cientistas brasileiros e estrangeiros para discutir desigualdades.

A pediatra norte-americana Ruth Etzel, da Milken Institute School of Public Health, da  Washington University, referência internacional em Saúde Ambiental, falará sobre o tema no auditório da Maternidade Escola da UFRJ na próxima terça-feira, dia 16 de maio, a partir das 10h, após uma visita ao Projeto Infância e Poluentes Ambientais, o PIPA. A palestra “Saúde Materno-infantil e crise climática” é gratuita e as inscrições, que são limitadas, podem ser feitas neste link.

A Drª. Etzel é a editora fundadora do “Pediatric Environmental Health”, influente produção bibliográfica que ajudou milhares de profissionais de saúde a melhor reconhecer, diagnosticar, tratar e prevenir doenças em crianças, causadas pela poluição ambiental. De 2009 a 2012, liderou as atividades da OMS para proteger as crianças dos riscos ambientais e trabalhou por 12 anos nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, onde fundou e dirigiu o Departamento de Poluição do Ar e Saúde Respiratória.

A palestra está dentro da programação do evento “Internacionaliza UFRJ 2030”, que nesta sexta-feira, 12 de maio, reúne no Museu do Amanhã cientistas internacionais e pesquisadores da instituição que desenvolveram trabalhos no exterior para discutir temas como sustentabilidade e desigualdades. A programação se estende das 9h às 18h e a entrada é gratuita. Haverá tradução simultânea.

No Museu do Amanhã, a pediatra também falará sobre os efeitos da exposição à poluição do ar na incidência de doenças em crianças. A especialista é reconhecida por investigar esses impactos em diferentes cidades do planeta e fala sobre como lidar com viroses, inclusive em países latino-americanos e saúde da criança. 

O evento reúne ainda pesquisadores como Andreja Rajkovic,  professor da Universidade de Ghent, Bélgica e da Universidade de Belgrado, Sérvia, e Comitê Internacional de Microbiologia e Higiene Alimentar; o urbanista e cientista político Niels Albertsen, professor emérito da Escola de Arquitetura de Aarhus na Dinamarca; e Manuel Pedro Rodríguez Bolívar, professor do Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade de Granada, Espanha. Após o evento, as palestras internacionais poderão ser conferidas neste endereço.

Assim como Etzel, eles também realizarão micro palestras para a comunidade acadêmica de pós-graduação da UFRJ nos dias 15 e 16 de maio. O roteiro está no Instagram da UFRJ.

Mais informações sobre o “Internacionaliza UFRJ 2030” no site da UFRJ.