Alunos do Projeto PIPA têm aulas sobre neurodesenvolvimento

No dia 12 de maio de 2022, os alunos do Projeto PIPA/UFRJ assistiram a aula intitulada “Neurodesenvolvimento (DENVER)”, ministrada pela pesquisadora e fisioterapeuta Michele Costa. O objetivo da aula foi apresentar o instrumento “Teste de Triagem do Desenvolvimento (Teste Denver II)”, utilizado nas consultas do seguimento do Projeto Pipa para avaliação do neurodesenvolvimento dos bebês e crianças.

Os alunos do Projeto PIPA/UFRJ participam de um programa de capacitação permanente na temática saúde materno-infantil, com foco específico na exposição a poluentes ambientais e seus possíveis desfechos na saúde e desenvolvimento infantil. As aulas são ministradas pelos pesquisadores, professores e profissionais de saúde da Maternidade Escola da UFRJ (ME/UFRJ) envolvidos no Projeto PIPA/UFRJ. Elas ocorrem quinzenalmente na modalidade on line.

Segundo a literatura, alguns poluentes ambientais (metais como chumbo, arsênio, por exemplo) podem afetar negativamente o neurodesenvolvimento infantil e, portanto, ele é um dos desfechos investigados pelo PIPA ao longo dos 4 anos da pesquisa.