Concentrações séricas de chumbo e níveis de pressão arterial em mulheres grávidas
Introdução: A exposição humana ao chumbo tem sido associada a diversos problemas de saúde, incluindo a hipertensão, que é a principal causa de mortalidade materna durante a gravidez, tanto no Brasil como em países desenvolvidos. Embora a fisiopatologia da hipertensão na gravidez não seja completamente compreendida, é clara a importância do sistema imunológico, bem como a capacidade do chumbo de atuar nessa fisiopatologia.
Objetivo: Avaliar a relação entre os níveis séricos de chumbo e a pressão arterial em gestantes participantes do estudo piloto do projeto PIPA.
Método: Foram selecionadas 97 gestantes participantes do estudo (PIPA) com níveis séricos de chumbo obtidos no terceiro trimestre. As pressões arteriais foram categorizadas em dois grupos: PA alterada ou PA normal, e comparadas com os níveis séricos de chumbo materno, que foram categorizados como chumbo sérico > 5 μg/dL ou chumbo sérico < 5 μg/dL.
Resultados: Entre os 97 pacientes, 20 apresentaram PA alterada e 34 apresentaram chumbo sérico > 5 μg/dL. Uma razão de prevalência de 1,51 (IC 95%; 0,69-3,29) foi obtida a partir desta relação.
Conclusão: O presente estudo detectou uma relação positiva entre os níveis séricos de chumbo na corrente sanguínea da mãe e a pressão arterial, corroborando com a literatura. O baixo número de pacientes não nos permite garantir significância estatística, sendo necessários mais estudos para obter resultados consistentes.
Palavras-Chave: Chumbo; Hipertensão na Gestação; Poluição Ambiental.