A Professora Dra. Carmen Fróes Asmus, Coordenadora-Geral do Projeto Infância e Poluentes Ambientais, o PIPA/UFRJ, foi destaque em uma reportagem do Jornal O Globo. O texto abordou os resultados preliminares do projeto, ressaltando que este é o maior estudo brasileiro sobre a exposição de gestantes e crianças a poluentes comuns, como metais tóxicos e microplásticos.
A Dra. Carmen enfatizou a importância da arborização urbana na proteção da saúde, especialmente para as crianças. Segundo o estudo, bebês nascidos em bairros menos arborizados do Rio de Janeiro apresentaram níveis mais altos de poluentes como chumbo e mercúrio no sangue do cordão umbilical, comparados àqueles de áreas mais verdes. Estes achados ressaltam a influência significativa do ambiente urbano na exposição precoce a poluentes.
A reportagem “A Influência da Arborização Urbana na Exposição a Poluentes em Bebês” também destaca a desigualdade na distribuição das áreas verdes no Rio de Janeiro. Além de realçar os resultados preliminares, a Dra. Carmen Fróes sublinhou a necessidade de políticas públicas focadas na expansão e manutenção de áreas verdes urbanas, visando a melhoria da saúde pública e o bem-estar das futuras gerações.
O texto completo, disponível para os assinantes do Jornal O Globo, pode ser acessado aqui.