PIPA Informa

OPAS: Contaminantes ambientais e efeitos na saúde infantil

A professora Dra. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus, coordenadora geral do Projeto PIPA, participou como palestrante do evento OPS-ISEE LAC Webinar Series: una colaboración para la educación permanente en epidemiologia ambiental.  Realizado no dia 18 de novembro de 2020, o encontro foi realizado pelo  Capítulo Latinoamericano de la Sociedad Internacional de Epidemiologia Ambiental (ISEE-LAC) em colaboração com a Organización Panamericana de la Salud (OPS/OMS).

Com o objetivo de discutir os desafios de realizar estudos de coorte de nascimento na América Latina e no Caribe e criar uma rede de estudos de coorte na região, foram convidados pesquisadores que conduzem este tipo de estudo na Cidade do México, Costa Rica, Colômbia, Equador e Brasil. 

A professora Carmem falou sobre detalhes e expectativas para o início da próxima fase do projeto PIPA, que, a partir de fevereiro de 2021, irá coletar informações sociais, demográficas e de saúde, além de amostras biológicas de pais e recém-nascidos para avaliar a exposição de metais, pesticidas e plastificantes.

Na audiência, alunos, técnicos, profissionais, gerentes de Saúde Ambiental e Saúde Pública em geral, e interessados no tema.