PIPA Informa

Com um mês de trabalho de campo, Projeto PIPA/UFRJ já acompanha 36 bebês

O Projeto PIPA/UFRJ completou um mês de trabalho de campo com 108 gestantes captadas e 36 bebês nascidos na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME/UFRJ). O primeiro bebê PIPA, o pequeno Thor, completou um mês de vida no dia 17 de julho, com bolo, festa e decoração com a temática do projeto (pipa).
A comemoração também foi da equipe do projeto. O sucesso pode ser medido pelos números iniciais: de cada 10 gestantes abordadas neste primeiro mês de coorte, 7 aceitaram participar da pesquisa e terão seus bebês acompanhados até os 4 anos de idade para avaliação dos efeitos dos poluentes ambientais em seu desenvolvimento.

As gestantes são abordadas por alunos de graduação, pesquisadores da UFRJ e profissionais de saúde nas salas de espera dos ambulatórios da Maternidade Escola da UFRJ. São consideradas elegíveis para a pesquisa mulheres grávidas maiores de 16 anos que moram na cidade do Rio de Janeiro e pretendem dar à luz na  unidade.

O estudo é coordenado pela Faculdade de Medicina da UFRJ e está sendo realizado na ME/UFRJ, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e com o Instituto Evandro Chagas (IEC).